AGRICULTURA
A agricultura é uma atividade humana através da qual se faz o cultivo do solo, com o intuito de o tornar mais fértil e, deste modo, obter produtos para a alimentação do ser humano e de outros animais. As pessoas que trabalham na agricultura são os agricultores.
Os principais produtos agrícolas de Portugal são os cereais (trigo, cevada, milho e arroz), as batatas, as uvas (para produção de vinho), as azeitonas e os tomates. Portugal é um dos maiores exportadores mundiais de polpa de tomate e um importante exportador de vinhos, cujas receitas ajudam a financiar o custo das importações de trigo e carne.
Alguns produtos agrícolas podem ser consumidos sem sofrerem qualquer alteração. É o caso dos frutos e dos produtos agrícolas.
Outros são utilizados como matéria-prima e, depois de transformados, originam novos produtos (uva - vinho, azeitona - azeite, tomate - polpa de tomate, laranja - sumo, trigo - farinha).
Os agricultores desenvolveram técnicas para melhorar e diversificar as suas culturas.
As estufas permitem reduzir a influência do clima e cultivar produtos fora da sua época.
Se o solo é pobre, ou para que se torne mais fértil, utilizam-se adubos (naturais ou químicos). Infelizmente os produtos não biológicos usam demasiados adubos químicos que não são tão bons para o solo. Um solo fértil e biodiversidade é o segredo para culturas mais saudáveis. Vídeo sobre agricultura sintrópica.
Se o solo é muito inclinado, as plantações fazem-se em socalcos, como é comum no Douro.
Os instrumentos tradicionais como a enxada, o arado, a grade, a foice e a gadanha estão gradualmente a ser substituídos por modernas máquinas como o trator, a ceifeira e o semeador.
Os trabalhos agrícolas passam por diferentes fases ao longo do ano. Para obter uma colheita é necessário:
- cavar ou lavrar o terreno para arejar o solo.
- adubar a terra para a enriquecer com adubos.
- semear de acordo com a época do ano.
- regar para manter a humidade adequada do terreno.
- arrancar as ervas daninhas que prejudicam o crescimento das plantas.
- pulverizar (??) com diferentes produtos químicos para evitar as pragas (esta técnica é evitada na agricultura biológica, sendo que a prevenção é o melhor remédio).
- colher os produtos.
A temperatura, a humidade, a luz, o solo e o relevo são alguns dos fatores naturais que têm influência na agricultura. Em função destes fatores, as culturas variam de região para região.
PECUÁRIA
A criação de gado, também conhecida como pecuária, é uma atividade muito ligada à agricultura, que permite ao Homem obter carne, leite, entre outros produtos.
Gado bovino - bois e vacas
Gado Caprino - cabras e bodes
Gado ovino - carneiros e ovelhas
Gado Suíno - porcos
Gado equino - cavalos, éguas, burros e mulas
Gado galináceo - galinhas, perus e patos
A criação de gado pode efetuar-se através de:
- explorações familiares: envolvendo um pequeno número de animais e destinando-se à alimentação dos seus donos e à produção de adubo orgânico para fertilização dos solos.
- explorações industriais: envolvendo a criação de um elevado número de animais e recorrendo a maquinaria própria. Neste caso, os animais são criados em locais próprios. Por exemplo, as aves são criadas nos aviários, as vacas são criadas nas vacarias e os porcos são criados nas pocilgas.
Na criação de gado devem ter-se alguns cuidados sanitários para evitar problemas de poluição, nomeadamente do solo e da água.
Todos os resíduos, devem ser convenientemente tratados para que não ocorra a contaminação das áreas próximas e a sua propagação a outras áreas.
Também as infraestruturas construídas (currais dos animais, fossas, etc) devem estar devidamente seladas e vigiadas, para que os resíduos daí resultantes não contaminem o ar, o solo e a água subterrânea.
A pecuária é uma fonte de matérias-primas para várias indústrias:
- Gado ovino (leite, lã, pele)
- Gado bovino (leite, carne, pele)
- Gado suíno (carne, pele, pelo)
- Leite
- Queijo
- Manteiga
- Iogurte
- Vestuário
- Roupa de cama
- Tapetes
- Presunto
- Chouriço
- Fiambre
- Alheiras
- Casacos
- Carteiras
- Cintos
- Pincéis
- Escovas
SILVICULTURA
A floresta é uma das maiores riquezas do planeta Terra. Para além de ser uma fonte de oxigénio, também permite obter vários produtos utilizados como matéria-prima.
A silvicultura é a atividade que consiste em cultivar e explorar a floresta, tendo em vista a satisfação das necessidades do Homem, mas garantindo o seu uso racional e sustentável.
Em Portugal, as principais espécies florestais são o sobreiro, o eucalipto, a azinheira, o pinheiro, o castanheiro e o carvalho, que nos fornecem matérias-primas essenciais para o fabrico de novos produtos, alguns deles muito importantes para a economia do nosso país.
Sobreiro - Cortiça - Rolhas, Pavimentos, etc
Eucalipto - Madeira - Papel
Pinheiro - Madeira, Resina - Cola, Verniz, Mobiliário
Castanheiro - Madeira, Mobiliário
Todos temos obrigação de proteger as florestas e de saber retirar os produtos de que necessitamos sem a prejudicar: não abandonar o lixo ou atirar pontas de cigarro, não fazer fogueiras, limpar a floresta e os caminhos para facilitar os acessos, proteger os animais que vivem na floresta.
PESCA
A pesca consiste na captura de organismos provenientes dos meios aquáticos, tendo como fim a obtenção de alimentos.
Em Portugal, o peixe é capturado em lagos, rios, albufeiras e no mar.
As principais espécies capturadas são:
Peixes de água doce (lagos, rios e albufeiras):
Peixes de água salgada (mar):
As embarcações são diferentes de acordo com o tipo de pesca a que se destinam.
Junto à costa usam-se pequenas embarcações.
Em alto mar, os barcos de pesca são maiores e estão melhor equipados a nível de motores, sistemas de radares e câmaras frigoríficas para congelar o peixe assim que é pescado.
Os barcos de pesca descarregam o pescado nas lotas.
Daí, segue para os mercados para ser vendido fresco ou para as fábricas de conserva de peixe.
Há outras atividades ligadas aos meios aquáticos, como é o caso da extração de sal e da apanha do sargaço (algas). As algas são usadas na agricultura, em substituição do adubo, e na indústria farmacêutica, no fabrico de medicamentos e produtos de beleza.
EXPLORAÇÃO MINERAL
A exploração mineral consiste na extração de matérias primas do solo ou do subsolo (camada abaixo do solo). Ocorre geralmente em minas, pedreiras e areeiros.
A exploração mineral em minas é feita abaixo do solo e sem luz natural. Das minas podem extrair-se minérios, como o ferro, o cobre, o estanho, o volfrâmio, o urânio e o ouro.
Mina do Lousal (pirite):
Vídeo:
Das pedreiras extrai-se mármore, granito, xisto, calcário, argila, etc.
Nos areeiros explora-se a areia proveniente do fundo dos rios, das suas margens e de outras zonas autorizadas (terrenos de areia).
A exploração mineral fornece matéria-prima para várias indústrias nacionais: siderurgia (indústria de produção de aços), construção, indústria cerâmica e vidreira.
Vídeos:
INDÚSTRIA
A indústria é uma atividade humana que envolve a transformação de matérias-primas para se obterem produtos que satisfaçam as necessidades do ser humano.
As indústrias portuguesas mais frequentes são:
- indústria têxtil
- indústria alimentar
- indústria de construção
- indústria metalúrgica
- indústria corticeira
FONTES DE ENERGIA
Para transformar as matérias-primas, para além da maquinaria e da mão-de-obra, é necessário existirem fontes de energia.
As principais fontes de energia utilizadas, atualmente, em Portugal são:
- combustíveis fósseis (carvão, gás, petróleo)
- água (das ondas, hidroelétrica)
- vento (eólica)
- sol (fotovoltaica) Investir em Painéis Solares
A poluição é um grave problema que resulta da atividade das indústrias: os resíduos industriais contaminam os cursos de água e os mares, os fumos das fábricas contaminam o ar e o ruído afeta os operários e a população que vive em redor.
TURISMO
Quando as pessoas se deslocam temporariamente para fora da sua localidade procuram locais para se alimentarem, descansarem e distraírem. Estão a fazer turismo.
Em Portugal, o clima, as praias, as paisagens, os monumentos e a gastronomia, bem como a simpatia e a hospitalidade dos seus cidadãos, são fatores que atraem muitos turistas.
Para os acolher, há um conjunto de infraestruturas turísticas: meios de transporte, hotéis pousadas, parque de campismo, restaurantes, termas, etc.
O turismo tem vantagens:
- desenvolve o comércio e a hotelaria
- aumenta o emprego
- desenvolve e divulga a cultura
Mas também tem algumas desvantagens:
- poluição (visual e sonora)
- aumento do trânsito e suas consequências
- aumento do custo de vida
Comments