![](https://static.wixstatic.com/media/4b113b_d3ee4243c6434bc6895e3d6753c3cb78~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/4b113b_d3ee4243c6434bc6895e3d6753c3cb78~mv2.jpg)
O Velho Ano Novo celebra-se a 13 de janeiro.
Os cristãos ortodoxos comemoram o Velho Ano Novo ou o Ano Novo Ortodoxo treze dias depois do Ano Novo do calendário gregoriano.
O dia marca o fim do velho (anterior) ano e a chegada do Ano Novo pelo calendário juliano, que antecede historicamente o calendário gregoriano.
Como a diferença do calendário juliano para o gregoriano é de 13 dias nos séculos XX a XXI, a data comemora-se a 13 de janeiro. Contudo, a diferença entre os dois calendários aumenta um dia a cada século, sempre que o número de centenas do ano não é um múltiplo de quatro. Assim a partir de 2101 a data comemorar-se-á a 14 de janeiro.
A noite de 13 de janeiro para dia 14, correspondente à chegada do Ano Novo pelo calendário juliano, é celebrada em países como a Rússia, Geórgia, Bielorrússia, Cazaquistão, Uzbequistão, Azerbaijão, Moldávia, Ucrânia, Sérvia, Macedónia, Montenegro, Bósnia Herzegovina, Gales e Suíça.
Já agora...sabes porque dezembro vem da palavra dez?
Origem dos nomes:
- Martius (março), dedicado a Marte, o deus da guerra.
- Aprilis (abril), dedicado a Vênus. O nome, porém, deriva do verbo latino aprire, abrir, e o que se abria, no caso, era a natureza, pois este mês marca o início da primavera no hemisfério norte.
- Maius (maio), em honra da deusa Maia;
- Junius (junho), em honra da deusa Juno;
- Quintilis, pois era o antigo quinto mês, mas teve seu nome mudado para homenagear o imperador Júlio César (100-44 a.C.), Julius (julho);
- Sextilis, era o antigo sexto mês, mas teve seu nome mudado para homenagear o imperador Augusto (63 a.C.-14 d.C.), Augustus (agosto);
Os meses seguintes voltavam a ser contados de modo numérico, do sétimo ao décimo:
- September (setembro);
- October (outubro);
- November (novembro);
- December (dezembro);
Só então vinham Januarius (janeiro), dedicado ao deus Janus,
- e Februarius (fevereiro), que se origina de Februa, uma festividade romana.
Informação retirada de: https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/calendario-calendario-juliano-calendario-gregoriano-e-ano-bissexto.htm?cmpid=copiaecola
"O calendário gregoriano é um calendário de origem europeia, utilizado oficialmente pela maioria dos países. Foi promulgado pelo Papa Gregório XIII (1502–1585) a 24 de fevereiro de 1582 pela bula inter gravíssimas em substituição do calendário juliano implantado pelo líder romano Júlio César (100–44 a.C.) em 46 a.C. Como convenção e por praticidade, o calendário gregoriano é adotado para demarcar o ano civil no mundo inteiro, facilitando o relacionamento entre as nações. Essa unificação decorre do fato de a Europa ter, historicamente, exportado seus padrões para o resto do globo." in https://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_gregoriano
Comments