top of page
  • Foto do escritorAfonso

Feriados Nacionais


 

25 de abril - Dia da Liberdade

No dia 25 de abril de 1974 deu-se a Revolução dos Cravos que derrubou o Estado Novo (ditadura) e deu início à democracia. Foi uma data muito importante e por isso é celebrada anualmente como feriado.


Na imagem está o Quartel do Carmo, que tive oportunidade de visitar no feriado pois estava aberto ao público. Foi neste sítio que aconteceram os principais acontecimentos do 25 de abril. Salgueiro Maia foi uma das principais personagens (capitão de abril). Comandou a coluna militar que saiu de Santarém e marchou sobre Lisboa, ocupando o Terreiro do Paço, no 25 de abril de 1974. Horas mais tarde comandou o cerco ao Quartel do Carmo, que terminou com a rendição do Presidente do Conselho, Marcelo Caetano.


Vi o filme da RTP ensina sobre o Salgueiro Maia.


 

1 de maio - Dia do Trabalhador


Em Portugal, só a partir de maio de 1974, após a Revolução dos Cravos, é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio, que passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração era reprimida pela polícia.

O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado em todo o país, com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidos pela central sindical CGTP-IN (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores).


 

10 de junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas


A primeira referência ao caráter festivo do dia 10 de Junho é no ano 1880 por um decreto real de D Luís. I que declara "Dia de Festa Nacional e de Grande Gala" para comemorar apenas nesse ano os 300 anos da hipotética data da morte de Luís de Camões, 10 de junho de 1580. Durante o Estado Novo, de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, era celebrado como o Dia da Raça: a raça portuguesa ou dos portugueses. Na sequência dos trabalhos legislativos após a Proclamação da República Portuguesa de 5 de Outubro de 1910, foi publicado um decreto em 12 de Outubro estipulando os feriados nacionais.


 

5 de outubro - Dia da Implantação da República


A República Portuguesa foi proclamada em Lisboa a 5 de outubro de 1910.


Nesse dia foi organizado um governo provisório, que tomou o controlo da administração do país, chefiado por Teófilo Braga, um dos teorizadores do movimento republicano nacional. Iniciava-se um processo que culminou na implantação de um regime republicano, que definitivamente afastou a monarquia.


Visualização do filme da RTP ENSINA.


 

1 de dezembro - Dia da Restauração da Independência

Restauração da Independência é o nome que se dá ao golpe de estado revolucionário ocorrido a 1 de dezembro de 1640, chefiado por um grupo designado de Os Quarenta Conjurados e que se alastrou por todo o reino, pela revolta dos portugueses contra a tentativa da anulação da independência do Reino de Portugal pela governação da dinastia filipina castelhana.

O golpe culminou com a instauração da 4.ª Dinastia Portuguesa — a Casa de Bragança — com a aclamação de D. João IV, seguindo-se um período de 28 anos de guerra com a Coroa de Castela.


Visualização do filme da RTP ENSINA.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page