top of page
  • Foto do escritorAfonso

Pardal

Atualizado: 12 de mai. de 2022


O pardal está espalhado por praticamente todo o mundo. Devido a sua popularidade, eles são conhecidos tanto por especialistas em aves quanto por pessoas comuns, que veem o animal no seu dia a dia.


Como saber se o pardal é macho ou fêmea?


Primeiro, o pardal macho costuma ter, em média, 15 centímetros. A fêmea é um pouco menor que isso, com medidas incertas.


O macho tem duas cores de plumagem: uma durante a primavera, em que ele se mostra numa mistura de cinza, preto, castanho e branco distribuídos por seu pequeno corpo. Já no outono, ele é mais discreto, com tons mais desbotados. A parte abaixo de seu bico é uma junção de preto e amarelo.


Já a fêmea tem uma coloração mais opaca. Ela possui algumas cores – cinza e castanho – em comum com o macho, mas tem uma lista mais clara logo acima dos olhos. Essa coloração discreta é útil para que a ave possa se camuflar no ambiente com mais facilidade. Quando estão no processo de incubar os ovos nos ninhos, conseguem se esconder melhor de predadores.


O filhote do pardal, antes de chegar a idade adulta, é mais semelhante às fêmeas.

A principal diferença entre o pardal macho e fêmea é que apenas o do sexo masculino pode cantar. É assim que ele atraia a fêmea para o acasalamento. O lado negativo dessa característica é que, ao cantar, acaba se tornando uma presa mais fácil por denunciar sua localização.


Na natureza, estudiosos perceberam que, na hora de dormir, o macho é sempre o que fica no canto mais alto da árvore para não ser predado.


O próprio ser humano costuma caçar a ave para se alimentar de sua carne ou cria-lo como animal de estimação.


Alimentação do pardal


A dieta do animal inclui sementes, como alpista, mais comumente, e pequenos insetos. Esse último é mais frequente quando a ave está no período reprodutivo.

Como se tornaram mais comuns na cidade, estão adaptadas a comer restos de comida, como arroz, pedaços de pão e biscoito, por exemplo. Da natureza, o pardal come flores e frutas, como banana e maça, além de legumes.


Como o pardal se reproduz?


A cada estação de procriação, o animal procura uma nova companheira para ser seu par monogâmico. Uma das formas de conquistar a fêmea, além do seu canto, é exibir um ninho previamente preparado para incubar os futuros ovos do casal.


Esse ninho pode ser feito tanto na natureza, como em árvores e arbustos, quanto na parte urbana, como nos edifícios ou no teto de uma casa. Além disso, o pardal costuma também expulsar outras aves dos ninhos que elas próprias construíram para poder ocupá-lo.


Para construir o lugar, o macho usa vegetação seca, pena, corda, papel, lã ou qualquer tipo de pedaço abandonado; tudo para fazer do ninho o local mais seguro possível nas circunstâncias atuais.


Quando o ambiente está pronto para ser apresentado para a fêmea, o pardal macho eriça as penas negras que ficam em seu pescoço. Se a possível parceira gostar do lugar, uma nova família está para ser formada.


Depois da cópula, a fêmea é capaz de colocar até oito ovos por estação. De cor cinza, ambos os pais participam do processo de incubação, que dura entre 12 e 14 dias. Dependendo da temperatura do ambiente, esse número pode ser maior ou menor.


Quando os filhotes começam a nascer, eles passam os primeiros dias de vida em uma dieta vegetariana antes de serem alimentados com pequenos insetos.


Só abandonam o ninho de vez quando atingem os 10 primeiros dias de vida. Os filhotes costumam voltar a sua casa frequentemente apenas para dormir.


Algumas curiosidades sobre o pardal

  • Sabia que a fêmea tem um nome exclusivo? Ela pode ser chamada tanto de pardaloca quando pardaleja ou pardoca.

  • O pardal é a espécie de ave com maior distribuição geográfica no mundo inteiro.

  • Eles andam em grupos. Sempre há apenas um macho dominante nesse espaço. Costumam se reunir ao entardecer e fazem muito barulho até o cair da noite.

  • O período de reprodução do pardal é entre fevereiro e maio. Nesse meio tempo, o macho constrói o ninho e o oferece a pardaloca para ver se ela gosta.

  • A presença da ave nos centros urbanos tem diminuído bastante e alguns estudiosos apontam para a substituição das casas no térreo por grandes prédios que o pardal não consegue alcançar o topo.

Agora, sempre que você se deparar com esse pequeno animal, saberá mais sobre ele e como foi que o pardal chegou aqui.




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page