top of page
  • Foto do escritorAfonso

Projeto Carros Elétricos


A [R]EVOLUÇÃO DOS CARROS ELÉTRICOS


Um veículo elétrico, é um veículo que utiliza propulsão por meio de motores elétricos.

O primeiro projeto de motor elétrico começou em 1828. E quando a categoria dos elétricos tinha tudo para ser um sucesso, Henry Ford começou a produção em massa de veículos de combustão, estávamos em 1908, que fez com que o custo dessas viaturas fosse muito inferior à dos carros elétricos.


Na década de 1920, foi encontrado petróleo em grande escala nos EUA, o que tornou os carros a combustão ainda mais apetecíveis pois a gasolina tornou-se a fonte de energia mais disponível, sendo muito barata. Com a evolução das baterias de lítio nos dias de hoje, o aumento das preocupações ambientais e aumento dos custos do petróleo, os carros elétricos têm regressado aos poucos.


Os carros elétricos fazem parte do grupo de veículos denominados de zero emissões, porque não emitem quaisquer gases nocivos para o ambiente, nem ruído considerável, uma vez que motores elétricos são mais silenciosos. Em 2003, a Tesla colocou no mercado o primeiro automóvel elétrico com uma bateria de iões de lítio, que lhe permitiu quebrar recordes desde o primeiro dia: uma carga era capaz de percorrer mais de 300 quilómetros. A ousadia da Tesla veio mostrar a toda a indústria que era possível. Pode-se ler na revista “The New Yorker”, o vice-presidente da GM, Bob Lutz, a descrever o acontecimento:


“Todos os génios aqui na General Motors continuaram a dizer que a tecnologia de iões de lítio está a dez anos de distância, e a Toyota concordou conosco – e boom, vem a Tesla. Então eu disse, ‘Como é que uma pequena startup na Califórnia, gerida por tipos que não sabem nada sobre o negócio automóvel, pode fazer isto, e nós não podemos?’”.

No entanto, as baterias continuam a ser o grande desafio. Quer pela autonomia, facilidade de carregamento e até mesmo pela velocidade de carregamento. Ainda não há postos públicos de carregamento suficientes, as casas ainda não estão preparadas para esta realidade, e o tempo de carregamento de um veículo elétrico continua a ser demorado.


O futuro talvez passe pelas baterias quânticas. Isto porque ao contrário das baterias convencionais, as quânticas podem ter as suas células carregadas ao mesmo tempo, de forma coletiva, enquanto as células das baterias convencionais são carregadas de forma independente, o que atrasa o processo. Os cientistas dizem que o carregamento de uma bateria quântica pode ser 200 vezes mais rápido que uma bateria de 200 células tradicional. Com base nos dados recolhidos, carregar um elétrico em casa poderia passar das 10 horas para apenas três minutos. Já numa estação de carregamento de alta velocidade, um carregamento de trinta minutos poderia passar a ser de alguns segundos.


O pequeno livro dos carros elétricos, da minha autoria:


ProjetoCarrosELETRICOS
.pdf
Fazer download de PDF • 1.89MB

No pequeno livro dos carros elétricos, analisei 10 carros selecionados com os meus critérios de beleza. Os critérios de análise foram:

  • Preço

  • Autonomia

  • Aceleração

  • Carregamento

  • Consumo combinado

  • Potência

  • Velocidade Máxima

Os resultados foram os seguintes:

Tabela comparativa:



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page